segunda-feira, junho 06, 2005

Se é só pra dizer que fez, então não faça

Se é só pra dizer que fez, então não façaSituação: você corre atrás de cronograma para colocar no ar um site cheio de defeitos e com tudo a construir, mas dentro do prazo. Não vale a pena, melhor é pensar nos verdadeiros objetivos e reavaliar.

Alguns anos atrás assisti uma palestra do Luli Radfahrer e entre todos os “causos” e exemplos divertidíssimos um em particular não sai da minha cabeça até hoje. Era uma comparação mais ou menos assim: “- Site é como namorada, se é pra ter uma feia é melhor não ter, ao menos não queima o seu filme”.

Os feios que me perdoem, mas ele tem toda razão. Um site mal estruturado, feito às pressas ou desatualizado dificilmente trará resultados satisfatórios. Muito pelo contrário, é bem provável que prejudique a imagem de sua empresa.

Na verdade, esse conceito não se aplica apenas à web, mas a toda forma de divulgação de uma empresa, que começa lá na marca, no cartão de visitas, passando pelo produto comercializado e o comercial de TV (com a filha do dono como atriz, pois sempre quis aparecer na telinha). O conceito que uma empresa passa ao público é na verdade um conjunto, todos os detalhes têm importância e precisam de atenção.

Tudo bem, sabemos que o mercado é cruel, o tempo curto e verba menor ainda. Mas “organizar” e executar projetos às pressas, apenas para cumprir cronogramas, mesmo que o site esteja repleto de páginas em construção, não é a melhor saída.

“- Ah, mas é apenas provisório, porque o domínio já está sendo divulgado no folder”. Mas o tempo passa, outros projetos de última hora aparecem e o futuro “ex” cliente, que recebeu um folder interessante, entra no site à procura de mais informação e só encontra uma marca saltitando e algumas fotos de produtos (que aliás ele já tinha visto no folder).

Então qual é a saída? Ajustar sua velocidade à das tartarugas mas garantir um trabalho excelente ou cumprir o prazo e não sair do orçamento, deixando o resultado em segundo plano?

Resposta: nenhuma das alternativas. O importante é o resultado. É antes de tudo definir o objetivo do projeto e daí sim, ajustar o cronograma e o orçamento a ele, para realmente atingir o alvo e não ficar apenas dispersando tiros. Se vai fazer, então faça bem feito, faça valer a pena.

[Mary Vonni - Webinsider]

Nenhum comentário: