quarta-feira, outubro 04, 2006

Nova atração na Estação Natureza

A Estação Natureza conta com uma nova atração em seus quiosques multimídia. Desenvolvido pela Nextmídia Soluções Interativas, o Quiz Estação Natureza é um jogo multimídia de perguntas e respostas relacionadas aos assuntos e temas tratados na exposição. Com interface bastante atrativa, o Quiz tem caráter educativo e pretende incentivar crianças e adolescentes que visitam o local a testarem seus conhecimentos de forma divertida.

Baseado na web, o aplicativo utiliza conceitos de Rich Internet Applications, ou RIAs. O conceito é definido pela Adobe (Macromedia) como a combinação da melhor funcionalidade de interface das aplicações desktop, com a capilaridade e baixo custo de desenvolvimento das aplicações Web e o melhor da interatividade e comunicação multimídia.

Desta forma, o jogo de perguntas e respostas é composto de um aplicativo-cliente desenvolvido em Flash MX, um WebService, e um sistema web-based para a interface do administrador. “Como a estrutura utilizada para o projeto foi implementada com webservices, toda comunicação entre o aplicativo-cliente e o servidor de dados é feita remotamente através da internet ou rede local. Isso possibilita, por exemplo, que sejam desenvolvidos aplicativos em outras linguagens para vários dispositivos, em diversas plataformas, acessando o mesmo servidor de dados, ou seja, o jogo pode ter inúmeros jogadores em locais diferentes, conectados a este serviço, que competem entre si.”, conta Leonardo Salles, Diretor de Criação da Nextmídia.

Na exposição, 4 quiosques apresentam o Quiz que incorpora animações, audio e vídeo, e ainda trazem um ranking único de todos os jogadores on-line. A interface do administrador, foi desenvolvida utilizando ASP.NET com recursos de AJAX, o que leva o usuário a uma experiência mais intuitiva, rápida e efetiva que inclui: interatividade, validações, estatísticas e manutenção em tempo real.

Inaugurada em Curitiba (PR), em 2001, a Estação Natureza é uma exposição lúdica criada e mantida pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, com o intuito de aproximar a natureza e a população dos centros urbanos, unindo diversão, conhecimento e sensibilização para a conservação da natureza. Em 2006, a iniciativa se expandiu para Corumbá (MS), com a inauguração da Estação Natureza Pantanal.

Vale a pena conferir. A Estação Natureza fica no Shopping Estação, Av. Sete de setembro, 2775 F-24 em Curitiba.

Ficha Técnica
Agência: Nextmidia Soluções Interativas
Cliente: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
Projeto: Quiz Estação Natureza
Direção de Criação: Leonardo Salles
Diretor de Tecnologia: Flávio Salles
Criação: Márcio Bonatto e Leonardo Salles
Atendimento: Leonardo Salles e Sofia Baldessar
Tecnologia: Nextmidia e W3G solutions
Aprovação: Daniele Paulo de Campos e Vicente Garcia

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu quero les felicitar por sua proyeto.

Eu quero le escribir a la MSc. Daniele Paulo do Campos qui aprovo esto.

Por favor me envia la direccon de ela, a mjarquin@catie.ac.cr.

Obrigada