Nextmídia Soluções Interativas

 

Blog

Rua Piquiri, 660 - Rebouças
Curitiba - PR
41 3332-6815

  • segunda-feira, abril 25, 2005

    Brasil defende descentralização da web

    O Brasil vai defender no próximo mês de junho seu ponto de vista sobre a importância de desvincular o controle dos domínios de internet das mãos do governo norte-americano e a necessidade do compartilhamento de conhecimento sobre questões envolvendo a web.

    Isso é o que afirma Sérgio Rosa, diretor do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), ao comentar alguns dos assuntos que o País colocará em pauta durante a conferência preparatória para a Cúpula da Sociedade da Informação, que acontece entre 8 e 10 de junho no Rio de Janeiro.

    De acordo com o diretor do Serpro, o assunto será debatido com líderes da América Latina e do Caribe, e deverá congregar sugestões para a segunda edição da Cúpula da Sociedade da Informação, que acontece em novembro deste ano na Tunísia.
    O que está em questão, de acordo com Sérgio Rosa, é a maneira com a qual as atividades da Corporação da Internet para Nomes e Números (Icann, na sigla em inglês), têm sido conduzidas. O órgão, que estabelece as regras para os domínios mundiais, apresenta alto grau de dependência dos Estados Unidos e o ideal seria uma nova política de governança da internet.

    "É muito importante desvincular o controle dos domínios da internet das mãos do governo norte-americano. A internet vinculada a um departamento do governo a deixa muito dependente de um país. Queremos a multilateralidade", declara.
    O assunto já foi debatido em 2003 durante a primeira fase da Cúpula da Sociedade da Informação, realizada em Genebra. Na ocasião o Brasil, juntamente com a Índia e África do Sul, propôs a criação de um órgão capaz de assegurar uma participação mais uniforme dos países sobre o assunto.

    "Existem muitas propostas em estudo. Outros países propõem que os Estados Unidos mantenham o controle mas democratizem as ações; outros sugerem que o controle vá para a UIT [União Internacional das Telecomunicações], enquanto mais uma sugestão é a criação de um órgão semelhante à UIT só que para controlar a internet. São várias as possibilidades, e vamos discuti-las na prévia da Cúpula", diz.
    Outra proposta que será discutida, de acordo com o diretor do Serpro, é a distribuição de servidores de domínio pelo mundo, o que resulta no compartilhamento do conhecimento.

    "A maioria dos servidores de domínio está nos Estados Unidos. É necessário também distribuir os servidores pelo mundo. O Brasil tem todas as condições técnicas para abrigar esses servidores. Hoje para mandarmos um e-mail para a Argentina, por exemplo, a mensagem passa por Miami para depois seguir para aquele país".
    Um terceiro item que também deverá ser debatido é a criação de um fundo de solidariedade digital para aplicar os programas da Cúpula, como informatização dos órgãos de segurança e educação. De acordo com Sérgio Rosa, o Brasil é um dos grandes apoiadores do projeto, ainda que possa não participar como usuário, mas sim como contribuinte.

    Nesta segunda-feira (25/04), acontece no Rio de Janeiro o lançamento formal da prévia para a Cúpula. Estarão presentes representantes do governo do Estado e da prefeitura do Rio de Janeiro, além do secretário-executivo do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, chefe da delegação brasileira que representará o país na segunda fase da Cúpula Mundial.

    Camila Fusco - IDG Now!

    Postado por Wagner Marchioro as 6:12 PM

    Enviar comentário

    2 comentários

    Blogger André Souza disse...

    Como sempre o monopólio americano... hehe
    tomara q essas cúpulas de discussão surtam mesmo efeito na questão dos provedores de dominio... é interessante como os EUA defendem a "democracia" ideal, mas o fazem apenas dentro da suas fronteiras... se depender deles, o resto do mundo fica aquém desta tão sonhada democracia...

    Bem, sou designer e ilustrador, e estive navegando pelo site da nextmidia. resolvi burlar um pouco os protocolos do e-mail para portfolios e passar por aki para deixar o endereço do meu "BLOGFÓLIO".

    http://dresouzax.blogspot.com

    passem lá e dêem uma espiada no emu trabalho... atualizado diariamente.
    meu e-mail de contato é: dnavivo@hotmail.com

    um gde abraço, André Souza

    4:39 PM 

    Anonymous ABUSANDO disse...

    Enquanto o Brasil vive defendendo uma descentralização do controle da internet mundial o CGI.br fica controlando a rede dentro do país com mãos de ferro. Associem-se a ABUSANDO e entendam porque o governo americano poderá através da ong ICANN trocar a delegação de DNS para qualquer orgão alem do NIC.br caso consiga-se provar que REALMENTE há corrupção no orgão responsável pelo registro de domínios e delegação de IPs na Internet do Brasil.

    Esperamos que não censurem este post como fazem no Blog do MIrno, do Paulo Amorim e muitos outros e juntos entendamos que esse caso já esta virando um caso de in-segurança nacional...

    Pra frente Brasil!

    12:02 AM 

  • https://plus.google.com/100011951468547193538?prsrc=3
  • http://twitter.com/nextmidia
  • http://facebook.com/nextmidia
  • http://foursquare.com/nextmidia
  • http://linkd.in/i3QyLg
  • http://blog.nextmidia.com.br/feeds/posts/default?alt=rss
  • Arquivos

Powered by Blogger