quinta-feira, junho 11, 2009

A consolidação da comunicação web

Quando os engenheiros de software do Google Wave, os irmãos Lars e Jens Rasmussen, dizem que “as principais formas de comunicação na web atuais (e-mail e mensagens instantâneas) ainda simulam conceitos analógicos e que o Wave irá unificar esses modelos tirando proveito das capacidades do computadores e da web ao invés de imitar formas não-eletrônicas”, é possível notar que eles estão fotografando o momento em que a internet e a comunicação eletrônica demonstram uma forma única de troca de informações e comportamento dos usuários.

O Google já mudou a forma de trocas de e-mails com o Gmail, de forma a criar conversas a cada envio de mensagens. A inovação se da exatamente por levar conceitos que estão integrados diretamente na comunicação digital, deixando de lado os modelos tradicionais baseados no comportamento não-eletrônico. É exatamente este entendimento do meio internet, onde não só os modelos de negócios vem sendo reformatados, como as estratégias de marketing atingem seus objetivos como “ondas”, citando as promessas do Google Wave.

Sem dúvida os modelos tradicionais serviram de base para a comunicação digital, no entanto a web e a comunicação digital evoluíram não só para um modelo próprio, mas para um modelo que ainda traz muitos desafios, pois reflete de modo muito mais rápido as necessidades e comportamentos que mudam constantemente, exatamente por ser um “comportamento eletrônico” não-analógico.

O Google Wave surge justamente para mostrar que aquela famosa frase “nada se cria tudo se transforma” é mais rápido do que se espera na web, basta olhar o usuário de outra forma e é claro, aproveitar as oportunidades sem deixar de ser original.

Nenhum comentário: